Contatos

(43) 98837-2988

E-mail

amiconsultoria@amiconsultoria.com.br

Endereço

Rua Alberto Massan, nº 16 - Centro - Santa Maria/PR - CEP: 86350-000

Serviços de Contabilidade

Abertura de Empresa

Legalizar um negócio é um processo burocrático que pode testar a paciência e boa vontade de qualquer um. Mas essa tarefa pode ser mais fácil e prática: os contadores costumam acompanhar toda a operação de abertura de empresa, e alguns oferecem este serviço inclusive de graça.

Esses profissionais ajudam a verificar a legislação municipal, estadual e federal que se aplicam ao seu negócio para que nenhuma obrigação deixe de ser cumprida (e depois o empreendedor tenha que responder por essa falha mais tarde). Além disso, o contador pode orientar quais são as melhores opções de tipos de empresa para se regularizar.

Nesse sentido, são várias decisões que o contador poderá auxiliar no processo de abertura:

• Definição dos códigos CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas);
• Escolha da natureza jurídica;
• Definição do porte da empresa;
• Escolha do regime tributário e verificação das alíquotas de imposto.

 

Desta forma, o empreendedor terá segurança de cumprir a lei e ainda sim escolher as modalidades mais vantajosas para o seu negócio desde o seu início.

Além disso, o contador também poderá ajudar nas alterações contratuais que ocorrerem no futuro, atualizando os dados da empresa e notificando os órgãos responsáveis por qualquer mudança relevante.

Escrituração Contábil/Tributária

Uma das maiores obrigações que a contabilidade tem é de cuidar da escrituração contábil. Isso significa ser responsável pelos livros fiscais da empresa, registrando as movimentações financeiras, preenchendo demonstrativos e outros documentos importantes e fazendo controles essenciais. Algumas dessas tarefas envolvem:

• Demonstrativo do Resultado do Exercício — DRE;
• Registro de apuração dos impostos;
• Balancete;
• Balanço Patrimonial;
• Conciliação bancária;
• Entre outros.

O tipo de empresa vai pesar muito nessa questão, pois algumas obrigações são válidas para modelos específicos, enquanto outras não são exigidas. Cabe ao seu contador verificar quais são as regras aplicadas ao seu caso, cumprindo assim a lei.

O escritório de contabilidade também faz o serviço de emissão das guias de impostos (como ISS e ICMS), mantendo o negócio em dia com o Fisco.

Entrega das Obrigações Acessórias

Além desses documentos, existem outras papeladas que o seu contador é responsável por emitir. Elas são chamadas obrigações acessórias, também importantes para manter a empresa na legalidade. Algumas delas são:

• Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) — para optantes do Simples Nacional;
• Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS);
• Declaração de Débitos Tributários Federais (DCTF) — optantes do Lucro Presumido, Lucro Real e, em alguns casos, também o Simples Nacional;
• Declaração de Imposto Retido na Fonte (DIRF);
• Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
• Entre outros.

Cada uma dessas obrigações tem suas regras e documentos que precisam ser consultados para sua emissão. O contador irá cuidar dessas exigências, avaliando quais se aplicam a sua empresa, e encaminhá-las aos órgãos responsáveis.

Emissão de Certidões Negativas de Débitos

Alguns bancos, organizações e outras entidades costumam requerer alguma Certidão Negativa de Débitos para aceitarem ofertas de fornecedores ou pedidos de empréstimo. Esse documento é um comprovante de que a empresa não tem dívidas fiscais e tributárias com as esferas federal, estadual e municipal.

Existem vários modelos de CND — desde a Receita Federal às obrigações trabalhistas. O contador sabe como requerer estes comprovantes para que sejam apresentados pela empresa a seus parceiros.

Assessoria Trabalhista

O serviço de contabilidade também envolve algumas obrigações trabalhistas, inclusive que precisam ser realizadas mensalmente. Entre essas tarefas, estão:

• Apurar e emitir os contracheques dos colaboradores;
• Calcular o pró-labore dos sócios ou recibo do único proprietário da empresa;
• Emitir as guias do INSS, FGTS e do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF);
• Processar a Folha de Pagamento (incluindo 13° salário e pagamento de férias);
• Fazer os relatórios dos dados da Folha para o Fisco trabalhista;
• Processar a documentação nos casos de admissão e demissão;
• Preencher o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Assim, todos os pagamentos são calculados com rigor e as obrigações cumpridas, evitando ter problemas judiciais mais tarde.

Assessoria para Planejamento Tributário

Esse é um trabalho que nem todos os contadores oferecem, mas que faz uma grande diferença para um negócio: imagine não precisar pagar alguns impostos — tudo dentro da lei?

Esse serviço ajuda a empresa a economizar ao estudar os detalhes da legislação tributária, reduzindo a carga de impostos incidente e ainda cumprindo as normas corretamente. A assessoria deve ser feita por um contador confiável, para não acabar interpretando equivocadamente as leis e isso prejudicar o negócio.

Assessoria para Gestão Financeira

Outro serviço estratégico que o contador pode fazer é contribuir para a gestão financeira, oferecendo dados que irão amparar a tomada de decisão e analisando o desempenho da área. O profissional pode trazer informações relevantes para os administradores, que passariam despercebidas sem sua participação.

Assim, a empresa ganha ao contar com mais uma ajuda especializada para traçar seu caminho para o sucesso.

Encerramento de Empresa

Infelizmente, nem todos os negócios prosperam. Nesse momento, é preciso cumprir uma série de etapas para encerrar a empresa sem abandonar nenhuma pendência. O contador pode auxiliar nesse processo, tornando-o menos longo e custoso.